As Termas de Araxá
O poder das águas começa na terra
É quase impossível separar a história das águas, termas e cidade. A verdade é que, se não fossem as águas, Araxá não seria Araxá e as Termas não existiriam. Mas esse poder ficou oculto por muito tempo, sendo descoberto somente por volta de 1800.
Os primeiros indícios do poder das águas apareceram na fertilidade das terras do Barreiro, antigo nome da região. O sal natural que emana das águas também era fonte de vida, engordando o gado e promovendo riqueza.
Os primeiros indícios de cura pela água
Se o broto cresce forte e o gado engorda, as águas também poderiam trazer cura e fertilidade para nós? Foi esse questionamento que fez com que estudiosos do Brasil e do mundo fossem até Araxá para conhecer o poder de cura das águas.
Em meados do século XIX, foram registrados os primeiros estudos sobre os efeitos medicinais das águas da região. Mas foi em 1890 que o médico Joaquim Monteiro Caminhoá publicou um grande estudo comprovando os benefícios das águas sulfurosas.
A cidade cresce ao redor das águas
A água atraia turistas que buscavam saúde, cura e, até mesmo, tratamentos estéticos. Surgia então o primeiro balneário de Araxá, com três miúdos quartos de banho, uma sala e um cômodo para a fornalha.
Mesmo em sua simplicidade, o balneário atraía pessoas de todo o país para a região. E Araxá foi crescendo ao redor dessa estrutura, ganhando pousadas, comércio e hotéis, como o Hotel Rádio, abrigando personalidades da época, como Santos Dumont e Getúlio Vargas.
De projeto ousado à local de cura
Foi em meados do século XX que a região ganhou o destaque que merecia com a ousada construção do Grande Hotel Termas de Araxá. O projeto arquitetônico ficou a cargo de Luiz Signorelli, que se inspirou nas casas de banho romanas.
A obra começou em 1938 e foi concluída em 1942, dois anos antes da inauguração do Grande Hotel. As Termas se tornam, então, lugar de cura e autoconhecimento, sendo conhecida por suas águas “mágicas” com poderes, algumas vezes, inexplicáveis.
Jornadas de bem-estar
Relaxe na piscina emanatória com água radioativa que emana à 37º.
Para aliviar o estresse do dia a dia, o Circuito Araxá inclui piscina, sauna e ducha.
A ducha escocesa usa a pressão da água para promover uma massagem.
Aproveite o efeito desintoxicante das saunas úmida e seca.
Com opções de hidromassagem, pérolas e espuma, os banhos são momentos únicos.
Banho de lama, seguido por imersão em água radioativa, cura corpo e alma.
Para relaxar ou desintoxicar escolha uma das opções de massagem.
Os tratamentos faciais oferecem cuidado completo para a sua pele.